fbpx
A embaixadora da enfermagem brasileira

23 jan 2019

A embaixadora da enfermagem brasileira

O COREN-SP recentemente fez uma entrevista com Taka Oguisso, enfermeira brasileira reconhecida mundialmente por seu trabalho.  Filha de imigrantes japoneses, ela é autora de 26 livros, além de ser também formada em direito.

Oguisso é a enfermeira brasileira com maior projeção internacional. Ela foi membro do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) por 11 anos em Genebra, na Suíça. Atuou em diversos países em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, ministra aulas sobre a história da enfermagem na Escola de Enfermagem da USP.

A enfermeira contou à reportagem que teve o prazer de ter aulas e trabalhar com todas as grandes líderes da enfermagem brasileira, como Maria Rosa Sousa Pinheiro, Glete de Alcântara e Amália Corrêa de Carvalho. “Elas me transmitiram não só conhecimento, mas também algo que eu considero muito mais importante: o amor pela profissão”.


Taka Oguisso fala sobre sua trajetória em entrevista exclusiva

Ao ser questionada sobre o panorama atual da enfermagem brasileira, Oguisso é muito otimista. Ela não enxerga grandes diferenças com o que é feito no exterior. “A enfermagem daqui está muito avançada, encontra-se no mesmo padrão americano. Na verdade, os profissionais brasileiros estão bem preparados, bem equipados e com uma formação de qualidade”.

Uma curiosidade que a entrevista revelou diz respeito ao poeta Carlos Drummond de Andrade. Oguisso chegou a se corresponder com o modernista. Tudo começou quando Drummond escreveu uma carta homenageando a enfermagem no jornal Shopping News, em 1984. Ele dizia que as enfermeiras trabalhavam em silêncio e com discrição, porém, infelizmente, nem sempre eram reconhecidas.

Oguisso, que na época era a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), resolveu enviar uma carta ao poeta mineiro agradecendo e, a partir de então, começaram a se corresponder.

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades do CONDEPE: