fbpx
3º Condepe destaca iniciativas da enfermagem para revolucionar a saúde

30 ago 2019

3º Condepe destaca iniciativas da enfermagem para revolucionar a saúde

A 3º edição do Condepe – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, que acontecerá no próximo ano, já possui tema definido. O título “As iniciativas da enfermagem para revolucionar a saúde” foi determinado pela Dra. Renata Pietro, presidente do Coren – Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, junto ao Comitê Científico do evento. A escolha do assunto norteia os conteúdos que serão apresentados na programação de palestras.

Renata Pietro explica que a concepção da edição visa atingir três grandes metas. “Primeiro, queremos investir no fortalecimento da educação e no desenvolvimento dos profissionais de enfermagem, focado na liderança. Em segundo lugar, vamos mostrar que existe uma possibilidade de investir na melhoria das condições de trabalho dos profissionais. O último objetivo é disseminar práticas efetivas e inovadoras de enfermagem, com base nas melhores evidências científicas”, elucida.

Florence Nightingale, a “dama da lâmpada”

Florence Nightingale será homenageada durante o evento

Ainda em 2020, o Condepe trará uma linha do tempo inspirada na vida de Florence Nightingale (1820 – 1910), considerada a fundadora da enfermagem moderna. A menção à “primeira” enfermeira do mundo, nascida em Florença (Itália), também se relaciona com o tema do congresso.

A inspiração para a homenagem surgiu a partir da campanha mundial de fortalecimento da enfermagem chamada Nursing Now, uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros, com a finalidade de alertar os governos de países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) para que valorizem os profissionais do setor.

“Quando pensamos no desenho do evento, nossa ideia também foi contar um pouco dessa história, desde os marcos primórdios de Florence, até o que temos segmentado para fortalecer a enfermagem hoje. Incluímos o tributo por ser o desfecho final da campanha Nursing Now no mundo. Queremos resgatar essa importância da valorização dos enfermeiros”, afirma Renata.

Florence ficou conhecida como a “dama da lâmpada” porque sempre segurava uma lamparina para cuidar dos feridos durante a noite, durante a Guerra da Crimeia. Durante a vida, entre outros feitos, ela fundou uma escola para treinamento de enfermeiras em 1860 – no Hospital St. Thomas, em Londres, Inglaterra – a primeira secular para o setor no mundo.

“Ela também é uma das percursoras do ambiente de terapia intensiva, assunto que será tratado com extrema importância no Condepe de 2020”, adianta a presidente do Coren.

O evento acontecerá nos dias 22 e 23 de abril de 2020, no Transamerica Expo Center, centro de convenções em Santo Amaro, zona Sul da capital paulista.

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades do Condepe: