fbpx
Como a Sistematização da Assistência e do Processo de Enfermagem podem melhorar os resultados de saúde dos clientes

16 out 2018

Como a Sistematização da Assistência e do Processo de Enfermagem podem melhorar os resultados de saúde dos clientes

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) será abordada em minúcias durante o CONDEPE 2019 (Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem), que acontecerá nos dias 23 e 24 de abril de 2019, no Expo Center, em São Paulo.

Trata-se de uma metodologia para organizar o trabalho da equipe de Enfermagem, com vistas à obtenção dos melhores resultados de saúde pelos clientes.

A aula terá duração de oito horas. É destinada a Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e alunos de graduação e pós-graduação. A coordenação será de Camila Takáo, membro do Diagnosis Development Committee (DDC) da NANDA International, Inc., e do Vinicius Batista, ambos professores da disciplina Enfermagem Fundamental da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.

O objetivo é aproximar, à prática clínica diária, os conceitos teóricos de Sistematização da Asistência e do Processo de Enfermagem.

“A ideia é transferir conceitos que, muitas vezes, ficam restritos à teoria e ao campo acadêmico para a prática. Queremos que o participante tenha compreensão clínica do Processo e de sua importância, podendo assim colaborar para a segurança do paciente”, explica Camila.

A dinâmica do curso prevê primeiramente a apresentação dos aspectos teóricos, entre eles, coleta de dados e raciocínio clínico. Já a segunda etapa contemplará a identificação dos diagnósticos de enfermagem, determinação de metas, implementação de intervenções baseadas em evidências e avaliação de resultados de saúde no dia a dia do profissional por meio de diferentes estudos de casos.

De acordo com Camila Takáo, o CONDEPE é um ambiente perfeito para desmitificar o uso do Processo de Enfermagem em campo. “Quanto mais oferecermos às equipes de Enfermagem possibilidades de evidenciar sua contribuição para os melhores resultados de saúde da população, melhor será para todos os agentes envolvidos no sistema de saúde e para quem busca atendimento de elevado nível”.

Sobre o CONDEPE

Com a premissa do Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, o CONDEPE – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem é o primeiro Congresso de proporção nacional totalmente voltado para toda classe de Enfermagem: Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e Estudantes. A segunda edição do evento será realizada nos dias 23 e 24 de abril de 2019, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, com o tema “Tecnologia e os desafios da enfermagem moderna”.

O Congresso contará com diversas palestras e demonstrações práticas que visam a capacitação e desenvolvimento continuado dos profissionais deste importante campo da assistência e cuidado aos pacientes.

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades do CONDEPE: