fbpx
Gestão de conflitos nas relações interpessoais –  Como dialogar para ser compreendido?

07 nov 2018

Gestão de conflitos nas relações interpessoais – Como dialogar para ser compreendido?

Tema será foco da palestra dos especialistas Liliane Bauer Feldman e Renato Sacerdote

O 2º CONDEPE – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem colocará em pauta, nos dias 23 e 24 de abril de 2019, uma questão fundamental para a harmonização entre os vários atores da saúde, tendo como foco central a qualificação da assistência e dos cuidados aos pacientes. Os especialistas em resolução de conflitos Renato Sacerdote e Liliane Bauer Feldman, mediador e enfermeira, membro da REBRAENSP – Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente, ministrarão a oficina sobre Gestão de Conflitos.

Liliane afirma que falhas e interferências na comunicação estão entre as principais causas geradoras de eventos adversos, considerados evitáveis. Renato destaca que alguns incidentes acabam redundando em prejuízos no atendimento, quebra de processos, insatisfações, entre outros problemas nas empresas.

“As discussões e o rompimento do diálogo causado por ruídos na comunicação, dificuldades de expressão, escuta não ativa, incompreensão e etc podem provocar conflitos e danos que afetam profissionais, pacientes e ou as relações intra-extra institucionais. Daí a importância de solucionar conflitos na área da saúde e especialmente em Enfermagem, visando à melhor relação interpessoal e ganhos de performance.”

Uma das sugestões destacada por Liliane é a mediação, que trabalha a comunicação transparente, respeitosa e equânime entre as partes envolvidas. A despeito de ser um método consagrado, é um paradigma a ser disseminado na nossa área, sobretudo pela relevância da Enfermagem no processo assistencial.

O principal objetivo da palestra é apresentar como a comunicação pode melhorar as relações interpessoais para diminuir os incidentes e melhorar a segurança no serviço de saúde.

 

Sobre o CONDEPE

Com a premissa do Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, o CONDEPE – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem é o primeiro Congresso de proporção nacional totalmente voltado para toda classe de Enfermagem: Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e Estudantes. A segunda edição do evento será realizada nos dias 23 e 24 de abril de 2019, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, com o tema “Tecnologia e os desafios da enfermagem moderna”.

O Congresso contará com diversas palestras e demonstrações práticas que visam a capacitação e desenvolvimento continuado dos profissionais deste importante campo da assistência e cuidado aos pacientes.

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades do CONDEPE: